5: Porque eu decidi parar de tomar a pílula?

Oiee!

Faz um bom tempo que eu quero escrever sobre esse tema para deixar registrado por aqui. Eu já iniciei esse post várias vezes mas acho que agora vai! Em dezembro de 2023 eu tomei a decisão de parar de vez com a pílula. Meu objetivo não era engravidar mas sim ver como meu corpo é sem a influência dos hormônios sintéticos que a pílula carrega.

Eu comecei a tomar a pílula por volta de março de 2019. Na época eu tinha começado a namorar e fui orientada pela minha mãe a tomar a pílula para evitar uma gravidez indesejada. A príncipio, eu me consultei com uma ginecologista que receitou uma pílula que não deu muito certo e gerou sangramentos de escape. Então resolvi parar no meio da cartela.

Ao invés de me consultar novamente com a médica, decidi pesquisar como a pílula funcionava para então escolher o melhor modelo para mim. Depois de muita pesquisa decidi tomar a Femina e segui com ela por quase 5 anos sem nenhum problema. O único efeito que eu senti depois de um tempo foram as dores de cabeça que vinham ao longo do ciclo e ficavam mais fortes durante a TPM. Mas eu não me importava muito com isso porque sempre pensava "o que é uma dor de cabeça perto de ter um bebê?"

Sim, ao longo do tempo fiquei muito traumatizada com a ideia de ter um filho haha. Acho que todo mundo passa por isso, mas para mim foi só uma fase mesmo :)

Eu parei oficialmente de tomar a pílula no começo de janeiro de 2024, quando não iniciei uma nova cartela e, desde então, sigo estudando e acompanhando sobre meu ciclo. Mas o que me fez tomar essa decisão foi apenas um motivo principal:

Entender como era a minha energia/disposição ao longo do mês

Bom, vou explicar melhor.

Em 2021 eu me me tornei redatora freelancer e pude organizar minha rotina à minha maneira. Com a nova autonomia de horários que eu tinha queria aproveitar para adicionar alguns projetos pessoais no meu dia a dia que antes eu não colocava porque acreditava que não tinha tempo para eles. Isso me fez ficar levemente viciada em organização.

Pequeno registro dos primeiros dias trabalhando como freelancer.

Em 2022 eu passei a perceber que, mesmo tendo tempo para investir nos meus projetos, eu não tinha energia nem disposição de sobra depois de passar um dia todo trabalhando. Então comecei a pesquisar mais sobre gestão de energia e descobri que o ciclo menstrual da mulher tem uma forte influência na nossa energia ao longo do mês.

Crescente é uma séria de vídeos criada pela Ananda Sueyoshi que fala sobre uma organização mais intuitiva. Sigo ela desde 2022 e foi aí que comecei a ver a relação da rotina com disposição.

Então passei a estudar como eu me sentia nas diferentes fases do ciclo menstrual (folicular, fértil e lútea) para poder me planejar melhor e deixar para fazer meus projetos apenas nos dias que eu tivesse mais disposição. Mas, nos meus estudos eu não conseguia relacionar muito bem o que eu sentia nas diferentes fases. Tinha momentos que eu era super enérgica na fase lútea e sem energia na fase folicular, ou então tinha meses em que a energia ficava baixa ou neutra o mês todo. Não fazia muito sentido.

Mas em 2023 eu comecei a perceber que as fases do meu ciclo não estavam 100% relacionadas a minha energia real porque eu estava sobre o efeito da pílula. Então eu queria ver como a minha energia real funcionava, com os hormônios que meu corpo produzia para assim poder planejar melhor a minha rotina e deixar para fazer mais coisas nas fases do ciclo onde eu tenho mais energia.

Comprei esse livro muito bom para entender melhor sobre meu ciclo e assim poder acompanhar o que eu sinto ao longo de cada fase do ciclo :)

Além disso, antes de parar de tomar a pílula eu pesquisei muito sobre o assunto e vi vários relatos de mulheres que também pararam com o anticoncepcional hormonal. Ao fazer a pesquisa acabei tendo outros motivos para parar a pílula, como:

  • Voltar a ter líbido;
  • Produzir hormônios importantes para a minha saúde;
  • Melhorar o humor no geral.
Falando em humor, esse é um ponto que também me chamou a atenção e me fez querer parar de tomar a pílula. Antes de começar com o anticonepcional eu era uma pessoa muito plena e conseguia não me deixar estressar por coisas que não valem a pena. Depois de tomar a pílula nunca mais consegui ter esse controle e plenitude😓

Enfim, esse foi o motivo principal de parar de tomar a pilula. Espero voltar aqui quando completar 3 meses sem o anticoncepcional para contar o que eu senti nesse período :)

Até mais!

Comentários

Mais visitados