4: a arte de se contentar
Oiee!
Agora pouco eu estava refletindo sobre como a ideia de se contentar com algo se tornou um conceito tão negativo hoje em dia, uma prática que as pessoas são estimuladas a evitar a todo custo.
Hoje existe um estímulo muito forte para as pessoas correrem atrás dos seus sonhos e trabalharem para atingir um objetivo. E por mais que seja importante ter um objetivo, porque ele te orienta na vida, também é importante aprender a se contentar.
É no contentamento que aprendemos a valorizar aquilo que conquistaamos. É ao se contentar que você aproveita o resultado do objetivo que alcançou.
Muita gente vive indo atrás de um objetivo novo ou de vários ao mesmo tempo, com a promessa de que a vida vai ser melhor ao alcançá-lo, ou de que ela será mais feliz. Mas nada disso será realmente alcançado se a pessoa não estiver disposta a fazer uma pausa e aproveitar ou se contentar com aquilo que realizou.
Sem esse momento, não dá para aproveitar a conquista nem enxergar uma grande realização nela. Só dá para notar que o esforço para atingir algo acabou e que agora deve ser susbtituído por outro objetivo. E assim as pessoas ficam correndo atrás de uma meta nova e nunca se sentindo realizadas.
Permita-se viver o contentamento para sentir a realização.
Acho que não tem nada melhor para ilustrar este post do que uma foto do pôr-do-sol em um momento da minha vida em que estava aprendendo a me contentar.
Comentários
Postar um comentário