2: planos, porque te crio?

 Oiee!

Essa semana comecei a pesquisar mais sobre o Concurso Nacional Unificado (CNU) porque queria fazer o concurso do IBGE, e como ele está incluído no CNU comecei a pesquisar mais sobre ele, como funciona e tudo relacionado.

Logo depois que terminei de pesquisar, já pensei em como eu poderia me planejar "de verdade" para iniciar meus estudos. Mas isso me fez entra em uma micro crise existencial sobre planos.

Eu amo criar planos. Planejar é a parte que eu mais gosto simplesmente porque tudo parece certo e também porque envolve bastante pesquisa, o que eu acho super interessante. Ao longo da vida já criei diversos planos, mas eu só me recordo de dois que deram certo:

  1. Começar a faculdade de marketing;
  2. Trabalhar como redatora freelancer.
O primeiro plano deu certo porque eu só entrei na faculdade porque queria trabalhar logo. Em apenas 1 mês de curso eu já consegui um estágio. Já no segundo, meu objetivo principal era conseguir 1 cliente em 3 meses. No segundo mês já tinha fechado com 3 clientes e tinha algumas propostas em aberto com outros.

Apesar desses serem os únicos planos que deram certo, teve muitas outras coisas que funcionaram na minha vida. A diferença é que elas não foram planejadas. E é ai que a crise existencial se instaurou.

Em 2022 eu comprei meu apartamento, que ainda é mais do banco do que meu. Mas, antes de comprá-lo, eu já havia desistido dessa ideia. O motivo para isso é muito simples. Eu passei 3 anos guardando dinheiro. Depois desse período resolvi fazer uma pesquisa mais abrangente para entender quais eram os reais custos de comprar um imóvel para poder guardar dinheiro de forma mais planejada (ou seja, queria tranformar esse desejo em um plano).

Mas a pesquisa que eu fiz me desanimou. A partir dela eu tive uma noção real do quão dificil era comprar um apartamento. Então eu desisti antes mesmo de tentar direito e deixei o dinheiro que eu tinha guardado. Mas depois acabei comprando o apê. E adivinha só? Consegui isso sem ter um planejamento.

Apesar de ser extremamente clichê, quando comprei o apê, fui lá um dia só para tirar essa fota segurando as chaves, haha.

E porque eu estou falando sobre isso hoje? Bom, além de ser mais uma das inconstâncias da minha vida, eu estou começando a achar que esse lance de criar planos é bobagem. Percebi que criar planos e viver em função deles faz com que você não consiga aproveitar seu presente e nem as coisas que conquistou com planos passados.

Nós fomos ensinados a sempre ter um plano, um objetivo em mente. Mas nunca ensinaram a gente a fazer uma pausa de verdade para aproveitar o que foi conquistado. Geralmente se você realiza algo em sua vida, as pessoas já perguntam qual é o próximo passo, o próximo plano. E às vezes ninguém pergunta isso, mas nós mesmos ficamos pensando "tá, e agora?".

Essa sou eu quando fui no starbucks porque queria planejar uma super estratégia de SEO para o blog que eu ia criar em 2024. Acabei deixando o plano de lado e criei esse espaço que faz mais sentido comigo.

Apesar de amar criar planos e ter a orientação deles, estou querendo cada vez mais aproveitar as oportunidades que surgem no meu presente e só criar planos detalhados em poucos momentos da minha vida.

Bom, por hoje é só. Mas sinto que ainda vou falar mais sobre esse lance de planos por aqui :)




Comentários

Mais visitados